
Genética na Comunidade
Desenvolvimento psicomotor Rafael Avelar Machado e Michelle Susin
Quando falamos de desenvolvimento neuropsicomotor nos referimos ao processo de maturação das funções motoras, cognitivas, linguísticas, sociais, sensoriais, adaptativas e emocional que ocorrem durante a infância, principalmente nos primeiros anos de vida, sendo esse o período mais crítico desse processo. A avaliação desse desenvolvimento normalmente é feita a partir de testes e/ou escalas que utilizam marcos do desenvolvimento, esses marcos são habilidades ou ações que a criança geralmente já é capaz de executar a partir de certa idade. Por exemplo, é descrito que aos 15 meses de vida a criança é capaz de andar sem apoio, sendo esse um marco do desenvolvimento motor.
É importante ressaltar que embora existam esses marcos, muitas crianças podem ter um desenvolvimento diferente e ainda estar dentro da normalidade, sendo muitas vezes necessário a individualização desses marcos para diferentes indivíduos. Ressaltando que para o diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor é necessário a avaliação de um profissional médico. Entretanto esses marcos servem um papel importante para o entendimento desse desenvolvimento em crianças.
Considerando as consequências da síndrome no sistema nervoso central dos portadores, é de se esperar que alguns desses venham a apresentar complicações ou variações em seu desenvolvimento quando crianças. Embora existam poucos, os estudos que acompanharam crianças diagnosticas com a Síndrome de Klinefelter desde o primeiro mês de vida encontraram um perfil com modificações do desenvolvimento motor, linguístico e cognitivo em alguns portadores.(1,2,3)