top of page

Como é a organização do corpo humano?
                                                                                                                           Ana Paula Lechetta e Michelle Susin
 

      O corpo humano é formado por um conjunto de tecidos ou órgãos, que são denominados sistemas, como o esquelético, imunológico, endócrino, digestivo, nervoso entre outros. Cada um destes órgãos e tecidos são formados por células, que correspondem às unidades funcionais do organismo. A estimativa é que o corpo apresenta, ao todo, aproximadamente 10 trilhões de células, como representado na Figura 1.

Figura 1 (genetica basica).png

Figura 1. Níveis de organização do Corpo Humano. A união das células forma os tecidos, que constituem os órgãos, formando os sistemas do corpo humano. O organismo corresponde ao conjunto desses sistemas. A célula e o tecido são estruturas que só podem ser visualizadas via aparelho com capacidade de amplificar imagens, o microscópio.

          As células são envolvidas por uma camada fina, a membrana plasmática, formada principalmente por lipídios e proteínas. Há também membranas dentro da célula, que permitem dividi-la em compartimentos ou ajudar a formar estruturas especializadas denominadas organelas (Figura A). A membrana separa o conteúdo celular do ambiente externo. No entanto, não são impermeáveis. São estruturas porosas, o que permite que algumas moléculas selecionadas possam ser transportadas no interior. Além disso, essa propriedade permite que moléculas interajam com substâncias do meio externo à célula, de modo que consiga informações vitais sobre as condições do ambiente possa mediar atividades celulares importantes. 

Figura 2 A (genetica basica).png
Figura 2B (genetica basica).png

Figura 2:  Estruturas da Célula. A: Mitocôndria, Citoplasma, Retículo Endoplasmático Rugoso, Peroxissomo, Retículo Endoplasmático Liso; Aparelho de Golgi; Lisossomo; Centrossomo; Microtúbulos; Vacúolo; Núcleo; Membrana Plasmática. B. Núcleo da célula: Membrana Nuclear; Cromatina; Nucléolo; Nucleoplasma; Poro da Membrana Nuclear

         O interior de uma célula, chamado de citoplasma, contém diversas moléculas, dentre elas as diversas proteínas fundamentais para as funções celulares. As proteínas são polipeptídios, constituídos uma longa sequência de aminoácidos unidos entre si. Essas importantes moléculas são sintetizadas segundo instruções codificadas no material genético, processo chamado tradução gênica. 

         Uma das estruturas mais importantes da célula é o núcleo (Figura 2B) presente no citoplasma e delimitado pelo envoltório nuclear. O núcleo corresponde ao local em que o material genético, o DNA, se encontra. O DNA é a molécula que carrega as informações necessárias para a produção de proteínas, que apresentam importantes funções no  organismo: (1) estruturais, como o colágeno que garante elasticidade e resistência ao tecido conjuntivo, (2) hormonal, como os hormônios insulina e glucagon que regulam os níveis de glicose no sangue; (3) defesa contra patógenos, como os anticorpos; (4) regulação da expressão gênica;  (5) transporte de moléculas; (6) contrátil, como a contração muscular; (7) reserva de energia e (8) enzimática.

bottom of page